Tudo Sobre Dieta Cetogênica

Introdução

Apesar de a dieta cetogênica existir há quase um século, ela está rapidamente ganhando popularidade hoje. Há uma razão pela qual o ceto é tão altamente considerado. Não é apenas uma dieta de moda passageira, ela realmente funciona e tem enormes benefícios para a saúde, além de ajudar na perda de peso.

A dieta Ceto concentra-se em carboidratos baixos, que o corpo converte em energia para ajudar a acelerar a perda de peso. Qual é exatamente o problema com carboidratos altos e por que você deve evitá-los? Carboidratos são convertidos em glicose e causam um aumento na insulina.

Como a insulina entra na corrente sanguínea para processar a glicose, que se torna a principal fonte de energia. Um pico de insulina também pode resultar no armazenamento de gorduras.

Quando você consome menos carboidratos, o corpo entra em um estado conhecido como cetose. Assim, o nome para esta dieta baixa em carboidratos. A cetose ajuda o corpo a sobreviver com menos comida.

Por estar em cetose, você ‘treina’ seu corpo para utilizar as gorduras como a principal fonte de energia em vez de carboidratos, simplesmente porque há perto de zero carboidratos para começar.

Mais tarde, você vai aprender que a dieta ceto tem muitos benefícios adicionais
para a saúde além da perda de gordura.

O que é dieta cetogênica?

A dieta cetônica é uma dieta baixa ou nula de carboidrato, mas difere de outras dietas de baixo carboidrato (como Paleo) na medida em que deliberadamente manipula as proporções de carboidratos, gorduras e proteínas para transformar gordura na principal fonte de combustível do corpo.

Nossos corpos estão acostumados a usar carboidratos como combustível. As gorduras, que são uma fonte secundária de combustível, raramente são aproveitadas. Isso significa que a gordura extra é armazenada e continua aumentando os quilos.

As únicas maneiras de reduzir a gordura em uma dieta “normal” são consumir menos gordura e exercitar-se muito para aumentar o gasto de energia com a ingestão diária de calorias, razão pela qual a maioria das pessoas não consegue perder peso com a dieta convencional.

Por outro lado, a dieta cetogênica usa gordura como combustível, o que significa que ela é usada em vez de ser armazenada. Então, a perda de peso se torna fácil. Além da perda de peso, a dieta cetogênica é conhecida como a dieta “curativa”.

A falta de ingestão de açúcar tem sido comprovada para ajudar e prevenir muitas doenças, como doenças cardíacas, pressão alta, câncer, epilepsia e muitos sintomas de envelhecimento. A manipulação de carboidratos, gorduras e proteínas é curial para entrar em cetose.

É um estado em que o corpo, privado dos carboidratos e açúcar usuais, é forçado a usar a gordura como principal combustível.
Assim, a proporção de gorduras e proteínas é significativamente maior do que os carboidratos em geral.

Na dieta ceto, você não conta calorias. Você conta carboidratos e ajusta a ingestão de carboidratos versus gordura e proteína. Uma típica dieta ceto obterá 60% de suas calorias de gordura, 15 a 25% de calorias de proteínas e 25% de calorias de carboidratos. A única limitação na dieta é o açúcar, que você precisa evitar.

A dieta cetogênica não é uma moda passageira. Muitos estudos científicos mostraram os benefícios e os efeitos curativos da cetose. Discuta a dieta cetogênica com seu médico se estiver interessado em consumir menos açúcar, perder peso ou como medidas preventivas contra problemas de saúde vulneráveis.

Benefícios da dieta do ceto

Embora a dieta cetogênica seja popularmente conhecida como uma dieta de perda rápida de gordura, é na verdade mais do que aparenta. De fato, a perda de peso e níveis mais altos de energia são apenas subprodutos da dieta cetônica, um tipo de bônus.

Está cientificamente provado que a dieta ceto tem muitos benefícios médicos adicionais, e aqui está uma lista de benefícios reais para reduzir seus carboidratos e comer gorduras que convertem em energia:

Controle de açúcar no sangue

Manter o açúcar no sangue em um nível baixo é fundamental para gerenciar e prevenir o diabetes. A dieta ceto tem provado ser extremamente eficaz na prevenção do diabetes. Muitas pessoas que sofrem de diabetes também estão acima do peso.

Isso torna natural um regime de perda de peso fácil. Mas a dieta cetona faz mais. Os carboidratos são convertidos em açúcar, o que para os diabéticos pode resultar em um pico de açúcar. Uma dieta pobre em carboidratos previne esses picos e permite mais controle sobre os níveis de açúcar no sangue.

Foco mental

A dieta ceto é baseada em proteínas, gorduras e carboidratos baixos. Como já discutimos, isso força a gordura a se tornar a principal fonte de energia. Esta não é a dieta ocidental normal, que pode ser bastante deficiente em nutrientes, particularmente ácidos graxos, que são necessários para o bom funcionamento do cérebro.

Quando as pessoas sofrem de doenças cognitivas, como a doença de Alzheimer, o cérebro não está usando glicose suficiente, assim fica com falta de energia, e o cérebro tem dificuldade em funcionar em alto nível. A dieta ceto fornece uma fonte adicional de energia para o cérebro.

Nosso corpo não produz ácidos graxos por conta própria; só podemos obtê-lo através da nossa dieta. E a dieta cetônica é rica em ácidos graxos.

Uma dieta rica em carboidratos pode levar a um cérebro “nebuloso”, onde você tem dificuldade em se concentrar. A concentração torna-se mais fácil com o aumento de energia fornecida pela dieta cetônica.

Acne

Embora a maioria dos benefícios de uma dieta ceto esteja bem documentada, um benefício pega algumas pessoas de surpresa: pele melhor e menos acne. A acne é bastante comum. Noventa por cento dos adolescentes sofrem com isso, e muitos adultos também.

Como uma dieta cetônica mantém a insulina em um nível baixo e saudável, ela pode muito bem afetar a saúde da pele. Além disso, a acne prospera na inflamação. A dieta cetogênica facilita e reduz a inflamação, permitindo que o corpo diminua as erupções da acne.

Ceto e Anti-Aging

O que sabemos é que uma dieta repleta de bons nutrientes e antioxidantes, pobre em açúcar, rica em proteínas e gorduras saudáveis, enquanto pobre em carboidratos, melhora nossa saúde geral.

Ela nos protege das toxinas de uma dieta pobre. Há também pesquisas indicando que o uso de ácidos graxos como combustível em vez de açúcar pode retardar o processo de envelhecimento, possivelmente por causa dos efeitos negativos que o açúcar tem
sobre o nosso bem-estar geral.

considerando os poderosos efeitos positivos da dieta cetogênica em nossa saúde, é lógico supor que essa dieta nos ajudará a envelhecer de uma maneira mais natural, ao mesmo tempo em que adia o efeito natural do envelhecimento.

Ceto e Visão

Diabéticos estão cientes de que o alto nível de açúcar no sangue pode levar a um risco maior de desenvolver catarata. Como a dieta ceto controla os níveis de açúcar, ela pode ajudar a manter a visão e ajudar a prevenir a catarata. Isso foi comprovado em vários
estudos envolvendo pacientes diabéticos.

Ceto e Autismo

Sabemos que a dieta ceto afeta as funções cerebrais. Em um estudo sobre autismo, descobriu-se que também tem um efeito positivo sobre o autismo. Trinta crianças autistas foram colocadas na dieta cetônica. Todos mostraram melhora no comportamento autista, especialmente aqueles no especto autista mais brando.

Enquanto mais estudos são necessários, os resultados foram extremamente positivos.

Dieta Cetônica e Câncer

O câncer se transformou em uma doença grave em nossa sociedade moderna. Embora o câncer não tenha sido um fator importante antes do século 20 (existiu, é claro), nossa dieta moderna e estilo de vida sedentário fizeram do câncer a segunda causa básica de morte, com 1600 americanos morrendo dessa doença todos os dias.

Parece que nossos corpos não reagem bem a serem expostos a toxinas diárias. Embora qualquer tratamento contra o câncer deva ser orientado pelo seu médico, é uma boa idéia discutir a dieta cetônica e o que ela pode fazer para ajudar no tratamento dessa doença.

Como vimos, a dieta ceto reduz drasticamente o consumo de carboidratos e açúcar, pois nosso metabolismo é alterado. O que a dieta ceto faz, em essência, é remover o “alimento” no qual as células cancerosas se alimentam e as morre de fome. O resultado é que as células cancerosas podem morrer, multiplicar-se a uma taxa mais lenta ou diminuir.

Outra razão pela qual uma dieta cetônica é capaz de desacelerar o crescimento das células cancerígenas é que, ao reduzir as calorias, as células cancerígenas têm menos energia para se desenvolver e crescer em primeiro lugar.

A dieta cetônica pode ajudar a prevenir o câncer de ocorrer em pacientes diabéticos em primeiro lugar. Pessoas com diabetes têm um nível de risco mais elevado para desenvolver câncer devido a níveis elevados de açúcar no sangue.

Desde que a dieta cetogênica é extremamente eficaz na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, pode impedir o aparecimento inicial de câncer. Pelo que a pesquisa descobriu até agora, a dieta cetogênica pode:

  1. Interromper o crescimento de células cancerígenas.
  2. Ajudar a substituir as células cancerígenas por células saudáveis.
  3. Muda o metabolismo do corpo e permita que as células cancerosas “morram de fome”, privando-as da nutrição necessária.

Alimentos para comer

1- Ovo, incluindo as gemas

  1. Todos os vegetais verdes e folhosos, assim como a couve-flor, o abacate, os cogumelos, os pimentões, os pepinos e os tomates.
  1. Ao escolher laticínios, opte pela versão completa de queijos, manteiga, creme azedo, iogurte e leite.
  1. Coma nozes, amêndoas, avelãs e sementes de girassol e abóbora.

Alimentos para comer com moderação

  1. Tenha uma porção de vegetais de raiz, como inhame, pastinaca, cenoura e nabos por dia.
  1. Frutas contêm açúcar, então trate-as como doces. Um pequeno pedaço por dia.
  1. Um copo de vinho seco uma vez por semana. Não coquetéis com açúcares.
  1. Um pequeno pedaço de chocolate com 75 por cento ou mais de conteúdo de cacau uma vez por semana.

Alimentos a evitar

  1. Qualquer alimento que contenha açúcar, incluindo cereais; refrigerantes, sucos e bebidas esportivas, doces e chocolate. Limite os adoçantes artificiais tanto quanto possível.
  2. Alimentos ricos em amido, como massas e batatas, pães, batatas fritas e batatas fritas, óleos de cozinha e margarina.
  3. Todas as cervejas

Dieta Ceto e Pressão Arterial

É um grave problema de saúde que pode levar a ataques cardíacos e derrames.
Obviamente, quanto maior a pressão arterial, maior o risco. Envelhecimento e obesidade aumentam muito as chances de desenvolver pressão alta.

A pressão arterial é geralmente tratada com uma variedade de medicamentos, alguns dos quais podem ter efeitos colaterais. A melhor pressão arterial é de 120/80. A hipertensão arterial é o resultado da hipertensão, e as causas nem sempre são claras, mas vivemos em um mundo cada vez mais tenso, mais e mais pessoas estão lidando com a pressão alta.

Os sintomas da hipertensão arterial podem ser causados por uma sobrecarga de carboidratos na dieta, mais do que o corpo é capaz de manipular. Como já discutimos, os carboidratos são convertidos em açúcares, o que eleva o nível de açúcar no sangue do corpo, forçando o corpo a criar insulina adicional.

Os médicos recomendam pelo menos 4.700 mg de potássio por dia para quem deseja reduzir a pressão arterial.

Alimentos ricos em potássio são:

 Abacate
 Abóbora Acorn
 Bananas
 Água de coco
 Damasco seco
 Romã
 Salmão
 Espinafre
 Batata doce
 Feijão branco

Enquanto todos esses alimentos são permitidos na dieta cetogênica, limite a ingestão de batata doce e feijão, que são ricos em amido e podem conter um alto nível de carboidratos.

O que eu como em uma dieta ceto?

A eliminação de alimentos processados e açúcar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde em geral. Alimentos processados são preenchidos com
conservantes tóxicos que não fazem nada para você, mas roubam sua boa saúde.

Ao comprar qualquer coisa no mercado, adquira o hábito de ler os rótulos. Eles podem ser muito sorrateiros e reveladores. Mantenha seus carboidratos abaixo de 50 gramas por dia e você sentirá a diferença. Uma dieta cetogênica mais estrita conterá aproximadamente 20 gramas de carboidratos por dia.

Alimentos para comer em uma dieta cetogênica

  1. Frutos do Mar

Todo mundo sabe sobre os ácidos graxos saudáveis, vitaminas e minerais em frutos do mar. Muito poucos de nós comem o suficiente. A dieta ceto estimula o consumo de todas as coisas do mar. Camarões e caranguejos são isentos de carboidratos e outros
mariscos contêm apenas uma pequena quantidade de carboidratos.

Peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são altamente recomendados devido ao seu alto teor de ácidos graxos ômega. Peixe é realmente brainfood. Desfrute de pelo menos duas porções ou mais de frutos do mar por semana na dieta ceto. Atum enlatado simples conta como frutos do mar.

  1. Legumes

Pode uma dieta que recomenda ilimitado verde, vegetais de folhas ser tudo menos saudável? Eles são extremamente pobres em carboidratos e repletos de vitaminas, antioxidantes e fibras de que precisamos diariamente.

Acredita-se que vegetais verdes como brócolis, espinafre e couve diminuem o risco de doenças cardíacas e câncer. Couve-flor e nabos podem ser preparados para parecer e saborear como arroz ou purê de batatas, com muito menos amido e carboidratos.

  1. Alimentos lácteos

a. Existem queijos para satisfazer o gosto de todos. Eles são ricos em gordura para energia, rica em proteínas e cálcio e pobre em carboidratos.

b. Iogurte e queijo cottage são uma ótima fonte de proteína e cálcio.
Eles são low-carb e se encaixam bem no estilo de vida cetogênico.

  1. Abacates

Abacates são verdadeiramente “superalimento”. Eles são ricos em vitaminas e minerais importantes, incluindo o potássio. De acordo com um estudo, acredita-se também que os abacates ajudam a reduzir o colesterol em 22%. Carregado de nutrientes e sabor
delicioso, o abacate tem apenas 2 gramas de carboidratos líquidos.
Use-os em saladas e sanduíches.

  1. Carne e Aves

A dieta ceto permite que você coma bastante carne. A carne contém muito poucos carboidratos e é rica em proteínas para ajudar a construir músculos. Sempre que possível, escolha carnes saudáveis que são mais altas em ácidos graxos.

  1. Ovos

Os ovos são ricos em proteínas e contêm apenas 1 grama de carboidratos. Como eles também são baratos, eles são ideais para qualquer pessoa com uma dieta cetogênica. Os ovos também fazem você se sentir satisfeito, ajudando você a comer menos.

  1. Óleo de Coco

Muitas pessoas não estão familiarizadas com o óleo de coco, outro “superalimento”. É perfeito para pessoas que lidam com diabetes e tem sido usado com pacientes com Alzheimer.

O óleo de coco pode ser usado na maioria das receitas em vez de manteiga ou óleo. Você também pode usá-lo para fritar e refogar.

Começando na dieta do Ceto

Você está pronto para um novo e melhorado você? Parabéns. Há tantos benefícios maravilhosos para a dieta cetogênica, você pode esperar muitas mudanças positivas, tanto físicas quanto mentais.
Então, não vamos atrasar e começar a jornada.

Limpar sua despensa

Temos certeza de que você tem muita força de vontade, mas não há necessidade de enfrentar uma cozinha cheia de açúcares e carboidratos tentadores.

Pesar-se

Se você optou pela dieta ceto apenas para perder peso, você poderá acompanhar seu progresso. Mas não se torne escravo da balança. A pesagem ocasional, talvez uma vez por semana, é suficiente.

E quanto às suas refeições favoritas?

Talvez o simples pensamento de desistir de suas comidas favoritas tenha impedido você de começar o modo de vida cético.A verdade é que, para cada prato que você ama e não pode viver sem (sim, isso inclui cheesecake e purê de batatas!), Você pode facilmente encontrar um substituto de baixo carboidrato que é tão saboroso.

Aprenda sobre o óleo de coco, que pode ser usado como um substituto da manteiga em refogar, fritar e assar. O óleo de coco tem benefícios incríveis para a saúde, especialmente para diabéticos tipo 2.

Na dieta ceto, você poderá desfrutar de todas as suas refeições favoritas, só que melhor.

Sempre fique hidratado

A dieta cetônica tende a diminuir o seu nível de insulina, pelo que os seus rins podem estar excretando mais líquidos do que o habitual. Certifique-se de beber muita água.

Acompanhe o seu nível de cetona

É especialmente importante estar ciente de como seu corpo está respondendo à dieta cetônica no início da dieta. Você pode fazer isso fazendo um simples teste de urina. Você também pode comprar um medidor de cetona no sangue. Recomenda-se realizar
o teste no início da manhã.

Viajando

Viajar na dieta cetônica pode ser um desafio, então esteja preparado. Pack um liquidificador pessoal com alguns abacates e bananas para alguns smoothies rápidos e saudáveis. Embale algumas anchovas ou atum para proteína.

Comer fora

Comer não é tão difícil quanto você pode pensar. Mesmo os lugares de comida rápida têm saladas nos dias de hoje. Em qualquer restaurante, fique com carne e legumes e renuncie as batatas e macarrão. Você pode até mesmo navegar no complicado labirinto
de um restaurante chinês.

Enquanto se abstém de arroz, você pode desfrutar do seguinte: Sopas, peixe cozido no vapor com legumes, ovos foo jovens, pratos fritos, Mu Shu sem os invólucros são apenas algumas sugestões.

Pergunte ao seu servidor se a sua refeição pode ser preparada sem amido de milho, que é freqüentemente usado como um espessante.

Exercício

A dieta ceto irá construir massa muscular e dar-lhe energia adicional. Não se esqueça de incorporar exercícios em sua rotina diária. Pode ser tão simples quanto andar mais, subir as escadas ou entrar em uma academia.

Por quanto tempo você deve ficar com uma dieta cetogênica?

A quantidade de tempo gasto com a dieta pode variar e deve ser discutida com seu médico. Muitas pessoas que usam a dieta cetogênica para perda de peso permanecem na dieta por várias semanas, até atingirem uma meta, e então recorrem a uma dieta
paleo ou a outras dietas de manutenção.

Você não quer perder peso apenas para voltar aos seus antigos hábitos alimentares. Se você está na dieta cetogênica por razões médicas ou terapêuticas, verifique com seu médico para verificar se você deve permanecer na dieta por um longo período de tempo.

Considere suas opções antes de interromper a dieta cetônica. Tenha um plano e execute-o. Como a dieta keto fornece muitas opções, será mais fácil se ajustar a um estilo de manutenção. Continue Ceto…

Não esquecem que o acompanhamento de um profissional da área é importante.

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Publicado por gabrielasantana

Ola, meu nome é Gabriela, tenho 24 anos, sou estudante de administração. Apaixonada por musicas, filmes, series, viagens, livros... Aqui você vai se conectar com mundo, através dos conteúdos variados. Fique a vontade para sugerir postagens e afins. Sejam bem vindos!!!

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